domingo, agosto 15, 2010

Salento, Puglia - Italia


Bari foi a primeira parada antes de iniciar uma jornada maravilhosa pela região do Salento, ou península salentina ou ainda como é conhecida - Taco da Itália, (descobri que bota em italiano significa outra coisa, depois conto).

O Salento fica localizado no extremo sul da região Apúlia (Puglia, em italiano) tendo o mar Jônio ao oeste e o Adriático ao leste.
Acompanhe a viagem pelo mapa!

Fomos ao encontro de alguns amigos em Villanova. Visitamos algumas praias pela região, comendo fogazza e tomando muita água. A noite conseguimos assistir a um concerto de Nina Zilli em Torre Regina Giovanna (Brindisi). Era um espaço aberto com alguns monumentos em ruínas, pedras, areia, árvores, amigos queridos e boa música. Estávamos sob um céu estrelado, fomos acolhidos por uma noite deliciosa e dançávamos ao som de uma banda animada e muito competente.

Visitamos Gallipoli, cidade de arquitetura barroca, situada sobre uma pedra calcária pitorescas da ilha jónica de Salento; ligado ao contintente por uma ponte do século XVII. Gallipoli, a palavra vem do grego que significa "bela cidade", além de ser chamada de "Ionian Pearl" por sua elegância e charme. No final da tarde os pescadores chegam com seus barcos e expõe seus peixes e mariscos frescos para compra. No centro da cidade prova-se o delicioso sorvete e aprecia-se o artesanato da região.

Ostuni, a "cidade branca", tem origem na palavra grega Neonasty, fica na província de Brindisi. Com suas ruas de pedras, arcos, becos e casas pintadas de branco é um encantador exemplo da arquitetura mediterrânea. Com a ajuda de um amigo, comemos em lugar maravilhoso, um ritual de quase três horas, provando tudo da comida típica pugliese, com azeite e vinho da região. Outra noite inesquecível!

Já em Torre Lapillo, mais visitas a praias lindas, de lá, pegamos o carro e fomos conhecer Porto Selvaggio. Reserva natural, localizada na comune de Nardò, província de Lecce. Ao som das cigarras e sendo observados por altos pinhais, chegamos ao mar. Águas calmas e transparentes, sob o guarda-sol fincado nas pedras, passamos um dia bastante especial para mim. E para fechar o dia, um delicioso aperitivo regado a proseco, azeitonas e um lindo pôr-do-sol.

Última cidade visitada por nós foi Castro, entre Otranto e Santa María di Leuca, cidade belíssima, cercada por antigos muros, permanece alta sobre a falésia com uma vista inigualável.



Nenhum comentário: