quinta-feira, novembro 01, 2007

Indiscutível: Tropa de Elite (sensacional)

Como todo e bom brasileiro também quis engordar as estatíscas que divulgam que Tropa de Elite é hoje um dos filmes mais vistos no Brasil, podendo alcançar 2 milhões de espectadores nesse próximo final de semana.
Saí agitada do cinema, muita informação e pontos de atenção. Agita por conta da violência envolvdia e por conhecer parte de um mundo que aprendi que era paralelo, mas que já se mistura de forma bastante homogenea ao nosso dia a dia. Qual é a definição de paralelo mesmo?

Corrupção, dinheiro e droga eram as principais abordagens que envolviam a trama, além de honra, honestidade, comprometimento, força e senso de família, como sendo as principais características do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), o qual eu ignorava a existência, e dos homens que trabalham lá.

Uns dizem que a violência policial mostrada deveria ser alvo de críticas por conta do público e que os policiais não poderiam ser heróis e sim motivados a re-pensarem na estratégia utilizada na prestação do serviço público, outros já comentam que o BOPE não é mais tão honesto e que depois de alguns anos a única característica que prevalece na corporação é a violência e por fim continuei lendo e descobri que instituições internacionais o classifica como sendo uma das melhores tropa de elite do mundo.

Pois bem, não sei o quanto tudo aquilo tem de verdade com que realmente acontece no BOPE e até mesmo na máquina que alimenta o tráfico de drogas no RJ, porém saí de lá me perguntando:

- Será que todos nós brasileiros temos idéia do papel que temos nesse filme chamado realidade?
- Será que a gente nunca vai acordar e abraçar esse problema como sendo nosso e não mais como um "probleminha" de um mundo que está bastante distante de nossas vidas?
- Será que o José Padilha (diretor do filme) teve a intenção somente de retratar a violência policial ou ele queria que uma grande maioria tomasse ciência de parte do que acontece?
- Será que só não comprando droga estou fazendo minha parte?
- O que é mesmo consciência social?
- Onde o Wagner Moura arruma tanto talento? Fiquei impressionada, ele está incrível. (Essa pergunta é pra dar uma quebrada, mas também é verdadeira : ))

Fiz minha reflexão e agora tenho a responsabilidade de transformá-la em ação...como diria o Capitão Nascimento, essa parte dá trabalho, porém "missão dada é missão cumprida".

Vale a pena ir ao cinema ver o filme, além de prestigiar a excelente atuação do sir Wagner Moura, dentre os outros atores. Recomendo!

http://www.tropadeeliteofilme.com.br/

Nenhum comentário: