sábado, novembro 10, 2007

“Se a vida de alguém é limitada; a honra e o respeito duram para sempre“

Uma pessoa bastante especial me apresentou o Bushido (武士道) que literalmente significa, "caminho do guerreiro". É o codigo de conduta, de honra, não-escrito que rege o modo de vida de um Samurai. Achei curioso e fui me informar.

Encontrei que: "Seguir o bushido, é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial, honra e, acima de tudo, viver emorrer com dignidade". Interessante não?

Formado e influenciado por três correntes, o Budismo, o Xintoismo e o Confucionismo, o Bushido foi consolidado juntamente com a história dos samurais, durante os períodos Heian a Tokugawa. As virtudes do Bushido são: Justiça (GI), Coragem (YUU), Benevolência (Jin), Educação (Rei), Sinceridade (Makoto), Honra (Meiyo) e Lealdade (Chuugi).

O que mais me chamou atenção quando fui procurar saber mais sobre o Bushido foi a reflexão que fiz com relação aos valores morais e conclui que de fato eles são atemporais. Como são importantes no norteamento de nossos caminhos e como se perderam ao longo dos anos e hoje praticamente inexistem dentro da sociedade que vivemos.
O Bushido também é equilíbrio e hoje pela manhã estava ouvindo a rádio quando ouvi a entrevista com Robert Wong que fecha esse meu post que dizia: O sucesso está no equilíbrio. E equilíbrio está na saúde, no tempo e na esperança.

Nenhum comentário: